terça-feira, 30 de novembro de 2010

Entrevista com o DJ Pimpo Gama


Natural de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Pimpo Gama é um dos DJs residentes de um dos clubs que estão muito bem qualificados na cena da e-music Catarinense, o Amazon Club em Chapecó. Ver o nome do DJ Pimpo Gama ao lado de grandes nomes da música eletrônica Nacional e Internacional não é mais novidade e tem grande destaque a algum tempo nas pistas gaúchas sendo um dos primeiros DJ de música eletrônica do interior do RS a difundir esta cultura musical que vem se espalhando pelo mundo a décadas. O Projeto A.C.M.E deu uma palavrinha com ele e você acompanha isso aqui no nosso Blog.

Projeto A.C.M.E: Como foi seus primeiros contatos com um CDJ e a música eletrônica?

Pimpo Gama: Bom, comecei minha carreira em 1993, com 13 anos de idade fiz um curso de DJ, nesta época o nome DJ começava a aparecer no interior, aprendi a mixar com vinyl, editar com deck de rolo, gravadores multipista com fita K7, achava aquilo um absurdo de moderno, logo com 14 anos já era residente da principal casa da cidade, e de lá pra frente fui passando em todos clubs que abria na cidade, naquela época ainda o DJ pra sobreviver precisava tocar de tudo, dance music, pop rock, som brasil, o residente chegava as 11 e saía as 7 do club.
Porém só em meados de 1996 comecei a conhecer a música eletrônica, onde conheci DJs facinantes como JZK e Fabrício Peçanha, que acabaram me influenciando na época com muita música eletrônica, na época o underground tocava Moby, Daft Punk, Thomas Schumacher etc..

Projeto A.C.M.E: Desde quando começou a tocar, você percebeu a evolução tanto dos DJs, Clubs e até do público em geral. Qual sua opinião sobre todo este movimento cultural existente na cena aqui no Brasil e o que pode mudar ainda?

Pimpo Gama: Cara, é incrível hoje com quase 20 anos de carreira olhar pra trás, é muito empolgante, se pensarmos que a 15 anos atrás estávamos dentro de uma cabine de som, trabalhando 8 horas por festa, tocando absolutamente TUDO que o público queria escutar, carregando as vezes 200, 300 discos pra uma festa, equipamentos etc, ganhando 100 reais pra virar o estado viajando, e hoje, somos atrações das festas, somos conhecidos por onde passamos, o público se informa sobre vc, busca escutar teu set, conversar, e até mesmo, os mais famosos, artistas, estilistas, empresários, querem fazer o mesmo que você. e ainda tem gente que reclama. Estamos numa profissão que muda o tempo todo, aparece equipamentos, novas técnicas, inovações, quando penso na vida, parece sempre o primeiro ano, estamos sempre renovando, nunca caímos na rotina, cada dia vc ta em um lugar, conhecendo pessoas novas, fazendo amigos. Acho que a evolução de tudo isso é diária e não vejo o que reclamar.

Projeto A.C.M.E: Você ja teve a experiência de tocar ao lado de grandes nomes da cena mundial, você citaria duas apresentações que fossem as mais marcantes da sua carreira?


Pimpo Gama: Cara por incrível que pareça é dificil de separar 2 datas importantes, eu vejo as melhores datas aquelas que vc vê que tá tocando pro público entendido, as vezes tocar num club pra 100 pessoas pode ser muito mais empolgante que tocar num festival pra 20 mil, de cabeça, pramim a VIPTRONIC que foi um evento que tinha em Santa maria que durou quase 4 anos, todas festas eram demais, pois davamos o sangue pra levar cultura e música eletronica pra cidade mais rockeira e dominada por bandas do RS, começamos com 50 pessoas e chegamos perto de 2 mil, e todas mega empolgadas, era lindo, e sem dúvida tocar no Love Parade, que sempre foi considerado o maior evento do mundo de todos os tempos de música eletrônica foi muito marcante.

Projeto A.C.M.E: Em 2009, foi eleito o Melhor DJ Gaúcho, na categoria interior do RS, pelo site Fly by Night. Qual sua opinião sobre essas premiações e qual foi sua reação quando recebeu esta noticia?

Pimpo Gama: Pra mim foi um ponto crucial na minha carreira, principalmente quando se trata de uma votação séria, eu não conhecia ainda o Maicon do FBN, não tinha contato com o site, não era cliente, e de uma hora pra outra ele me ligou falando que minha presença no evento era indispensável.
Naquele momento vi que tinha bastante gente que gostava e acreditava no meu trabalho, o que me deu um gás de renovação, vi que todo o trabalho de anos estava sendo reconhecido.

Projeto A.C.M.E : No ano de 2010 você teve o privilégio de tocar em um dos melhores eventos de música eletrônica do Mundo, a LOVE PARADE na Alemanha. Gostariamos de saber, nas tuas palavras, qual o significado desta experiência que foi tocar para mais de 3 milhões de pessoas?


Pimpo Gama: O Love Parade é um choque cultural.
Você ver aquele mar de gente, onde no meio vc via crianças de 6, 7 anos até pessoas mais velhas de 70 pra fora .. A organização, educação de todos, gente de todos os cantos do mundo, uma mobilização geral não somente da cidade, mas de todo país, do mundo todo, falam em quase 800 repórteres , de 130 países.. os números do evento são absurdos coisa que sem dúvida jamais será visto no mundo.

Projeto A.C.M.E : Atualmente você esta no casting da HYPNO, agencia de Paulo Silveira que foi responsável por explodir as carreiras dos maiores nomes brasileiros da atualidade, como Anderson Noise, Mary Zander, Gui Boratto, Life is a Loop e Fabrício Peçanha. Qual importância hoje, um DJ deve ter dentro de uma agencia e quais passos você aconselha para este profissional poder chegar aonde esta?

Pimpo Gama: Cara, agência é uma coisa muito relativa, eu tive em 3 agências (RE:DJS, 3plus e agora Hypno), e tudo isso vem de muita dedicação, você ve DJS que trabalham uma vida pra entrar numa agência grande, e ao chegar acham que chegaram no fim, agora é sentar e esperar que tudo vai ser uma maravílha, mas não é assim, Cada passo dado é passo conquistado, e quanto maior ele for, mais você precisa se dedicar e trabalhar pro próximo, Dentro de uma agência onde estão os melhores, pode ter certeza que todos ali estão se dedicando cada vez mais, pesquisando, e lutando para ir mais longe.
Se vc acha que entrar numa grande agência é a solução de todos os seus problemas, tá enganado. Só quem pode e vai te ajudar, é você mesmo. Pra mim tá do lado do Paulinho, é apenas um gás a mais, pra pesquisar mais, caprichar mais nos sets, aumentar o networking .. Uma grande agência da um suporte inacreditável pro artista, aumenta tua visibilidade, cuida da parte burocrática e te da muitas oportunidades, mas o resto é com vc.
Estes nomes que você citou, não são frutos apenas de uma agência, eles não estão no mercado a tantos anos assim sem ralar demais, o Paulo é um mestre em colocar o DJ certo na Hora certa, mas vc precisa dar o retorno.
Hoje em dia não basta mais ser apenas um bom DJ e saber mixar, você precisa correr atrás, produzir, evoluir constantemente, se não fizer isso, um novo talento logo aparece e leva seu lugar no mercado.

Projeto A.C.M.E : Recentemente você fez um set no Havana, aqui em Caxias do Sul. O que falaria para nossos leitores sobre a cena da Serra Gaúcha?

Pimpo Gama: Acho legal falar sobre isso, pois toquei em caxias a primeira vez em 2000, e de lá pra ca fiz muitos amigos aí, toquei muitas vezes, e costumo acompanhar o trabalho dos DJs, mas sempre foi uma região difícil pra se tocar musica eletrônica, vendo de fora, a evolução ta absurda, novos talentos aparecendo e lutando pela causa, mais gente interessada, os clubs dando um valor legal pros DJs da região, grandes nomes mundial indo pra caxias, definitivamente na minha opinião, em 2010 a Serra entrou com tudo para o cenário gaúcho de bons clubs, boas festas, boas atrações, Bons DJS, é dificil citar tantos nomes que vejo ralarem aqui, mas deixo um parabéns a todos.

Projeto A.C.M.E : Agradecemos sua participação aqui no blog e gostariamos que deixasse um conselho para o profissional que está começando e que possa levar para seu profissional.

Pimpo Gama: Acredite sempre no seu trabalho e seja persistente, nunca crie um núcleo para concorrer ou uma festa pra brigar com alguém, neste ramo a união faz a força, pense sempre em estar ao lado de todos, respeitar a opinião dos profissionais, corra atrás, divulgue seu trabalho, insista, leve a sério a música.
Dedicação é a alma de qualquer negócio.

Pimpo Gama na rede:

Twitter: @pimpogama
Soundcloud: Soundcloud.com/pimpogama
Facebook: Facebook.com/pimpogama
Myspace: Myspace.com/pimpogama

Nenhum comentário:

Postar um comentário