sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Entrevista Luiz Piu


Projeto A.C.M.E: Quando e como foi seu contato com a música eletrônica e o que levou a escolher sua profissão?
Meu contato com a e-music veio a muitos anos atras, eu tinha 16 anos quando fui na minha primeira festa eletronica de verdade, frequentava as festas em Porto Alegre como, Fulltronic, as próprias festas do Mixbazar no Cais do Porto, fim de Século, entre outras raras que aconteciam na época. Desde entao virei frequentador e admirador da musica eletronica. Somente no final de 2008 tive a oportunidade e também a curiosidade de entender mais a fundo, de como funcionavam os aparelhos, o que envolvia toda aquela magia que sentia na pista, foi onde procurei um amigo de SP DJ Mystical, acompanhei ele em muitas festas, ele sempre tocando com discos e controladoras, entao fiz um breve curso com ele da discotecagem ate produçao, embora nao tenha me aprofundado muito, aquilo gerou uma enorme vontade de aprender mais e mais, no inicio de 2009 fiz o curso de DJ no Poabeat em Porto Alegre, por onde passaram como instrutores o DJ Marcelo Nunes, Rodrigo Ayala e Márcio TPS. Após concluir o curso fiz um curso particular de tecnicas de mixagem avançado com Márcio TPS, entao dei inicio as primeiras aparições como aspirante a DJ, no final de 2009 foi criado o núcleo da Aimec no RS em POA, e abriram vagas para o curso em uma turma que teria na Save Club, nao pensei duas vezes e fui me aprimorar, pois embora depois de 3 cursos já realizados nao me sentia confiante e nem conhecedor de tudo que envolvia a e-music, como controladoras, vinil e aparelhagens, enfim, entrei a fundo no curso e me formei nessa primeira turma, foi onde realmente tudo se concretizou, me senti confiante de seguir a fundo como DJ. E nao estando contente me escrevi para o curso de produção musical na própria Aimec com o professor Cesar Funk fiz 80% do curso e nao consegui concluir devido a viagens que tive que fazer, entao no inicio de 2011 fiz mais um intensivo na escola para realmente aprender como produzir e editar as tracks que uso.

Projeto A.C.M.E: Quais foram suas maiores dificuldades no início?
As maiores dificuldades foram de conciliar meu trabalho como designer de calçados, os cursos e principalmente a entrada no mercado, mas felizmente consegui oportunidades, pessoas que viram meu esforço e vontade e me abriram espaço, uma dessas que nao posso deixar de citar, foi o DJ Jeff Oliver, que apostou e acreditou em mim e me chamou uma vez para tocar no Alternativ-E, e depois dessa data toquei inúmeras outras vezes la, onde pude aprender muitas coisas como feeling de pista e obstáculos que passaria a enfrentar desde entao, como tocar com CDJs 100 ao mais moderno no momento, diversos mixers, entre outros.

Projeto A.C.M.E: Como produtor musical, como você avalia a música hoje e o que você absorve para suas próprias produções?
Eu avalio a musica de forma simples e complexa ao mesmo tempo, uma boa musica pra mim tem que ser completa, com todos elementos em perfeita harmonia e completa, com grooves marcantes, melodias que interagem com o publico e elementos minimalisticos que sou apaixonado. Hoje com as facilidades dos softwares como Ableton podemos dar um brilho a mais nas musicas que gostamos, colocando muitas vezes elementos e melodias que nelas antes nao existiam, mesclando os generos musicais e criando uma vibe que vai no mínimo surpreender a pista. Nao produzo tracks para serem vendidas ate pelo motivo de nao me achar preparado para isso, precisaria montar uma bela estrutura para seguir com minhas produções e assim colocar elas no mercado, me atenho em criar meus loops de baterias, pads, e reeditar algumas tracks para sempre tentar criar uma expectativa no publico mais antenado.

Projeto A.C.M.E: Qual suas influências musicais?
O que posso dizer a respeito de minhas influencias musicas 'e que nao tenho nenhuma influencia..heheeh, eu sou muito ecléctico com meu gosto musical, escuto desde heavy metal melódico, blues, jazz, rock e por ai vai. Na eletronica a mesma coisa, desde deep house a techno industrial, nao costumo seguir nenhum produtor em especial, e sim sempre tentar achar novos super talentos que diariamente lançam suas tracks nao somente em sites como Beatport, Trackitdown, entre outros.

Projeto A.C.M.E: Estou começando agora na carreira de DJ ou produtor musical, qual conselho você me diria?
Seja forte amigo, acredite no que voce 'e capaz, no que ama, batalhe para isso, faça sua cena, contatos, amigos, e acima de tudo seja integro com os outros e consigo mesmo.

Projeto A.C.M.E: Como você avalia a cultura da música eletrônica no Rio Grande do Sul hoje?
Em poucas palavras, eu acho deprimente, poucas regiões contam com profissionais que incentivam e levam ao publico a informação correta. Mas ao mesmo tempo me orgulho, pois estas regiões como citei sao os melhores lugares para se tocar, onde existe amizade, respeito e admiração nao somente pelo artista mas sim pela musica e tudo que a engloba.

Projeto A.C.M.E: Luiz Piu nas pick ups é....
A pessoa mais feliz do mundo, ou diria do universo, pois consigo me desligar de tudo e ir para um mundo onde me conecto comigo mesmo.
Projeto A.C.M.E: Luiz Piu na pista é...
Um admirador, observador e amante compulsivo da musica, por favor, nao venham com interrogatorios quando eu estiver na frente das caixas. "Fale menos, dance mais" .... hehehehhe


Profile:


Nenhum comentário:

Postar um comentário